Este projeto foi implantado em junho de 1995 e vem funcionando ininterruptamente desde então.

“Esse grupo multidisciplinar tem como crença que não é a “chegada” que é importante, mas sim a caminhada “

Hoje somos cerca de cinquenta terapeutas multiprofissionais. Constam do nosso quadro de voluntários: fisioterapeutas, biólogos, farmacêuticos, psicoterapeutas, psicólogos, acupunturistas e terapeutas de várias modalidades de práticas integrativas e complementares cada um responsável pela sua área, sob uma coordenação comum a todos.

Os colaboradores, de idade, condição social e/ou profissão diversas, são pessoas que, de forma solidária, amorosa e alegre, espontaneamente e sem remuneração monetária alguma, se reúne para doar seu tempo, porque acreditam que sua contribuição pode mudar a realidade de outras pessoas e a qualidade de vida da comunidade, através de seu conhecimento, suas habilidades e talentos, seus dons ou simplesmente seu sorriso e atenção.

Não temos uma religião. Somos na realidade uma colcha de retalhos de várias religiões e crenças, mas a linha que costura essa colcha é o “AMOR”.

Nosso lema: “SERVIR COM AMOR”.

Atuamos com recursos próprios em uma área alugada de 3.875,50 m² dos quais 708 m² são de área construída. Temos quatro salas para atendimento individual, um salão para atendimento em grupo e um herbário para secagem de ervas.

Nosso público-alvo não se destina a nenhuma comunidade específica, mas a todo Ser Humano independente de qualquer segmento social, raça, cor, sexo ou idade.

Consideramo-nos cidadãos do Cosmo, com uma passagem rápida por esse planeta. Somos cientes de nossa missão que é com nós mesmos, nos aperfeiçoando nessa escola que é o planeta terra e aprendendo com a vida.

Não nos consideramos um grupo – pois não somos fechados em nossas verdades – somos abertos a toda contribuição que vier para nos elevar para outro nível de consciência.

Somos mais como uma onda – que surfa de acordo com a energia do momento.

Muitos já surfaram conosco, deixando sua luz brilhar e trazendo uma inestimável contribuição para a Ponte para a Luz.

Por que Centro Holístico?

Holística

Holística provém do grego HOLOS, que significa totalidade. Refere-se a compreensão da realidade como um todo integrado, um todo cósmico, onde os elementos participam de uma dança complexa de inter-relação e correlação permanentes, entre si e com o todo, onde a parte está no todo, assim como o todo está na parte. Na nova visão holística, o universo é concebido não mais como uma grande máquina, imagem inspirada pelo paradigma Newtoniano – Cartesiano, superado e mecanicista, e sim, como um grande ser em permanente cosmo-evolução. A abordagem Holística considera fundamental um novo diálogo entre cientistas das áreas ditas físicas, biológicas e humanas com os representantes da sabedoria antiga, os místicos, os artistas e os poetas, surge a transdisciplinaridade.

Energia

É a substância criadora do universo, todas as partículas são criadas a partir da energia, nossos corpos são energias. A massa nada mais é do que uma forma de energia.

É o princípio vital que interpenetra e nutre a todas as coisas do Universo Interdimensional. É aparentemente onipresente e impessoal, permeando praticamente todos os planos de manifestação. Podemos, então, dizer que existe uma energia densa (etérica), astral (etérea) e mental. Poderíamos dizer que a matéria é energia em estado de condensação; a energia é matéria em estado radiante

Energia Pessoal

É a energia cósmica que a consciência absorve e emprega nas suas manifestações gerais. Essa energia consciencial é chamada em geral de energia anímica ou magnetismo pessoal. Ao ser metabolizada pela consciência, a energia cósmica deixa de ser impessoal e assume as características pessoais da criatura. Podemos absorver energia através da respiração, alimentação de sólidos e líquidos, absorção pelos chacras e da projeção da consciência. A energia pode ser ativada através da circulação, da absorção e da irradiação. Ela é acumulável, transmissível, tem polaridade, pode ser dinamizada pela vontade humana e qualificada.

Procedimentos

O atendimento é individual com hora agendada previamente; com exceção para as urgências, e funciona da seguinte maneira:

  • 1ª etapa – Preenchimento de cadastro de cliente;
  • 2ª etapa – cromoterapia com a luz azul para harmonia;
  • 3ª etapa – triagem;
  • 4ª etapa – encaminhamento à terapia individual;
  • 5ª etapa – tratamento;
  • 6ª etapa – entrevista com o próprio terapeuta para ver a atividade que mais tem afinidade;
  • 7ª etapa – avaliação do resultado do tratamento individual e se necessário encaminhamento aos grupos terapêuticos;
  • 8ª etapa – alta do tratamento;

Observação. Na triagem fazemos questão de ressaltar a importância da continuação do tratamento médico e o fato das práticas integrativas serem um complemento a esse tratamento e quando necessário orientação para consulta médica para alinhamento do tratamento.

Terapias

UM BOM TERAPEUTA FAZ COM QUE AS PESSOAS ACREDITEM NELE.

UM VERDADEIRO TERAPEUTA FAZ COM QUE AS PESSOAS ACREDITEM NELAS.

As terapias tanto podem ser individuais como em grupo.

Os tratamentos individuais variam de acordo com o caso apresentado pelo cliente e da indicação feita na triagem, tais como:

Aconselhamento: processo interativo, caracterizado por uma relação única entre terapeuta e cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisão.

Acupuntura: técnica milenar que se utiliza de estímulos em pontos do corpo capazes de despertar recursos de harmonização psicofísica. Tradicionalmente são aplicadas agulhas para a estimulação, mas hoje em dia estão sendo substituídas por estímulos luminosos (Cromopuntura* e Laserterapia*) ou sonoros (Audiopuntura*) nos pontos.

Aromaterapia: uma variante da Fitoterapia, onde princípios ativos das plantas chamados óleos essenciais são usados como remédios e estímulos para despertar nossos recursos interiores, sendo isto feito por meio da inalação de seus aromas, banhos de ervas ou por aplicação por óleos de Terapia Corporal.

Auriculoterapia: é técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular. Tida erroneamente como uma variante da Acupuntura onde os estímulos são aplicados em pontos na orelha. Muito popular devido ao seu alto grau de eficiência e segurança, possui variantes como a Calatonia Auricular onde a meta é o despertar maior da autoconsciência.

Sinônimo: Auriculoacupuntura, Reflexoterapia Auricular

Medicina Tradicional Chinesa: somatória de técnicas originárias da China, tais como Acupuntura, Terapia Corporal, Moxabustão, Fitoterapia e Artes Marciais, dentre as mais usadas.

Constelação Familiar: é uma abordagem terapêutica através da qual torna-se possível identificar e solucionar problemas e conflitos de pessoas, empresas e organizações. Vem da compreensão Sistêmica Fenomenológica, que preconiza que todo indivíduo é integrante de um sistema, e como tal, sofre influências de outros membros do sistema.

Cromoterapia: uso de cores adequadas como estímulos para a harmonização, sob as mais diversas formas, dentre elas, mentalização, pintura ambiente, roupas, alimentos, cristais e pedras coloridas, águas sobre a influência da cor dos vasilhames, além das conhecidas lâmpadas coloridas, hoje em dia, substituídas por fibras óticas especiais, para “banhar” com cores o corpo todo ou a região problemática, havendo uma tendência atual a aplicar-se em regiões energéticas chaves chamadas de “Chacras” ou em pontos de Acupuntura (Cromopuntura).

Moxabustão: semelhante à Acupuntura, só que os pontos são estimulados pelo calor desprendido da queima da erva chamada Artemísia, geralmente sob a forma de bastões ou de pequenos cones.

Psicoterapia: um processo conduzido por especialistas no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo, aprendendo com seus sintomas e se desenvolvendo como pessoa.

Sincronicidade: teoria Junguiana da possibilidade de relação significativa, mas não causal, entre eventos.

Reflexologia: é avaliação e tratamento onde o corpo está em seus mínimos detalhes representada numa zona específica de uma de suas partes, como por exemplo, nos pés, nas mãos e nas orelhas, sendo o trabalho feita por meio Terapia Corporal ou da aplicação de estímulos, tais como agulhas, imãs e cores.

Reiki: (REI = Universal; KI = Energia Vital) é a terapêutica da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o equilíbrio energético, prevenção das disfunções e para proporcionar maior qualidade de vida.

Relaxamento: vários métodos são utilizados para a obtenção de uma relaxação muscular e psíquica, dentre eles a Terapia Corporal, a Musicoterapia, a Cromoterapia, a Cristaloterapia, a Acupuntura e a sugestão verbal. Ver, também, Vivências.

Shiatsu: é a técnica de terapia corporal que se utiliza do toque para promover o equilíbrio, comumente dirigindo a aplicação aos trajetos dos meridianos (caminhos de energia) da Terapia Tradicional Chinesa.

Tai-chi-chuan: é a arte marcial chinesa que alia gestos suaves e respirações especiais à filosofia oriental e, desse modo, promover o bem-estar e a manutenção da saúde.

Terapia Corporal: promove a avaliação sócio-sômato-psíquica do cliente fazendo uso da observação corpórea, postural, gestual, além de analisar sua constituição biotipológica, formas de respirar e de olhar, dentre outros aspectos, possibilitando a detecção de distúrbios energéticos e as tendências de psicossomatização; por meio de técnicas de toque, reeducação respiratória e postural, aplicação de movimentos específicos milenares (tai-chi-chuan, yoga, chi kung, dentre outros) ou modernos (quiropraxia, vegetoterapia, bioenergética, rolfing, biodança, dentre outros) promove ao cliente a conscientização e desbloqueio de conteúdos psíquicos traumáticos, a serem trabalhados verbalmente em processo interativo e único entre terapeuta e cliente.

Terapia Floral: padrões de energias sutis extraídas de flores especiais, gravadas e conservadas numa mistura líquida de água e conhaque (às vezes, vinagre), sendo cada essência indicada para harmonizar um tipo de emoção específica, tais como medo, angústia, tristeza, etc. Não é nem homeopatia, nem alopatia, constituindo-se, pois, num sistema à parte.

Terapia Vibracional: DNA - Somos energia e matéria que devem fluir harmonicamente para sermos saudáveis. Nossos diferentes corpos (físico, mental e espiritual) podem reter energias densas acumuladas que dificultam a fluidez energética. A técnica libera a informação armazenada anulando os efeitos desarmônicos que causava.

Dinâmicas de autoconsciência: realizadas individualmente ou em grupo, utiliza tanto da Terapia Corporal, quanto do Relaxamento como introdução a estados profundos de autoconsciência e, desse modo, permitir o aflorar tanto de emoções reprimidas, lembranças traumáticas e sonhos (para serem trabalhados na Terapia), quanto o despertar de uma sabedoria interior e intuitiva no cliente, capaz de orientá-lo na tomada de decisões ou, até mesmo, na resolução de questões de saúde.

Yogaterapia: uma série de posturas corporais específicas e padrões respiratórios especiais, ministrados geralmente em grupo, para obtenção da harmonia, passando, inclusive, por estados alterados de consciência via meditação.

Massoterapia: toques aplicados pelo corpo obtendo relaxação, equilíbrio energético e, até mesmo, o aflorar de material psíquico reprimido. Existem incontáveis técnicas, sendo as mais conhecidas o Tui-Na, o Shiatsu e o Do-In.

TAI-CHI-CHUAN: é uma arte marcial chinesa interna, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

Conforme a resposta ao tratamento individual e, se necessário, o cliente é encaminhado para os atendimentos em grupos, que podem ser desde atividades como palestras, yoga, Tai-Chi-Chuan, alongamento, relaxamento, meditação, ou ainda para grupos terapêuticos como Terapia de Relacionamento Familiar, Constelação Sistêmica, Consciência Corporal, Terapia comunitária etc.

Todos esses tratamentos são feitos por uma equipe de terapeutas multiprofissionais que nos doam 3 a 4 horas por semana para que este trabalho possa ser concretizado.

veja abaixo algumas FOTOS DO PROJETO

Conheça nossos outros projetos