ORGANIZAÇÃO NOVA ERA - DEPARTAMENTOS
Departamento <b>Desenvolvimento <br/>Sóciocomunitário Regenerativas</b>
Departamento <b>Desenvolvimento <br/>Sóciocomunitário Regenerativas</b>

Departamento Desenvolvimento
Sóciocomunitário Regenerativas

Seguindo a orientação de “pensar globalmente e agir localmente”, o INE considera que o fortalecimento de comunidades locais é fundamental para a transição rumo a uma Nova Era. Nosso Departamento de Desenvolvimento Sociocomunitário tem como objetivo central apoiar ações regenerativas em múltiplas dimensões da vida comunitária. A partir de uma visão holística, entendemos as comunidades como sistemas socioecológicos dinâmicos, cuja saúde e prosperidade estão ligadas à autonomia, ao protagonismo local, à participação e à integração entre as dimensões social, econômica, ecológica e cultural da sustentabilidade.

Através da interação com os demais departamentos e programas do Instituto, e de parcerias com organizações locais, regionais e globais, o Departamento de Desenvolvimento Sociocomunitário aprende, pesquisa e compartilha práticas regenerativas de planejamento e gestão comunitária, e fomenta a implementação de projetos e soluções locais para o bem-viver. Atualmente, nossas ações envolvem comunidades intencionais, ecovilas, assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, incluindo povos indígenas, em várias partes do Brasil.

Os problemas complexos que hoje experimentamos demandam ações regenerativas. A história da humanidade nos revela que, nos momentos de grandes crises civilizatórias, as pessoas vinculadas a comunidades onde todos se apoiavam mutuamente, e que mantinham um modo de vida ecologicamente mais equilibrado, foram as que conseguiram melhor atravessar e superar as adversidades. O Departamento de Desenvolvimento Sociocomunitário do INE trabalha para que as comunidades desenvolvam seu potencial regenerativo, aumentando a capacidade dos sistemas vivos nos quais estão imersas, e assumindo um novo papel: de administradores da natureza para parceiros coevolucionários.  

 

PROJETOS RELACIONADOS AO DEPARTAMENTO

CONHEÇA OS OUTROS DEPARTAMENTOS