ORGANIZAÇÃO NOVA ERA - DEPARTAMENTOS
Departamento <b>Fortalecimento Cultural</b>
Departamento <b>Fortalecimento Cultural</b>

Departamento Fortalecimento Cultural

O Departamento de Fortalecimento Cultural do Instituto Nova Era trabalha focado em ações regenerativas para fortalecer a diversidade de manifestações culturais em diferentes regiões do Brasil. Entendemos a centralidade da cultura enquanto um rico patrimônio que caracteriza a espécie humana em suas múltiplas possibilidades de construção da vida em sociedade. Valorizamos a pluralidade e a transmissão oral de saberes tradicionais agrícolas, musicais, religiosos, entre outros, entendendo que o que se define como memória é justamente o alicerce da ideia de identidade cultural.  Atuamos para resguardar os elos entre diversidade cultural e biodiversidade, reconhecendo os povos tradicionais como guardiões de saberes sobre as relações de interdependência entre o ser humano e os ciclos da natureza.  Estes saberes fortalecem a apreciação, o respeito e a preservação do meio natural – ensinamentos fundamentais para a construção de futuro próspero, resiliente e diverso.

“Cultura” pode ter significados diversos, tais como habitar, proteger, cultivar, honrar. Como conceito antropológico, ela engloba conjuntos de costumes, símbolos, crenças e práticas sociais, variando de acordo com o contexto geográfico e histórico. Em geral, cultura diz respeito aos modos de vida que caracterizam uma coletividade, às obras, saberes e práticas da arte, da atividade intelectual e do entretenimento. Cultura é cuidado, ação e coletividade.

Como a cultura é viva e dinâmica, em constante construção, a atuação do Instituto Nova Era nesta área visa principalmente fomentar ações práticas nas quais os próprios atores sociais locais sejam protagonistas. Para isso, realizamos exposições, apresentações, palestras, shows e oficinas, especialmente com mestras e mestres de diferentes tradições. Promovemos o intercâmbio de saberes entre as populações envolvidas, pesquisadores e outros setores da sociedade, dentro das comunidades, em universidades e em outros espaços.  Também apoiamos ou desenvolvemos pesquisas para a produção de textos, filmes, gravações musicais e outros registros. Este trabalho busca apresentar com excelência os saberes ancestrais dos povos através de profunda e cuidadosa investigação com estruturação atualizada, reunindo história e legados seculares do passado no presente vivo, atento às mudanças e necessidades humanas. 

“Venham, venham as flores, todas para fora. Venham receber a São Gonçalo que é chegada a hora.

Quem é que nos chama? Que só ouço a voz. É o nosso guia chamando por nós”

(Cântico tradicional de abertura do Baile de São Gonçalo, em São Vicente Férrer, Maranhão).

"...ainda que me pareça que já é mais do que tempo de compreender e proclamar que a única revolução realmente digna de tal nome seria a revolução da paz, aquela que transformaria o homem treinado para a guerra em homem educado para a paz porque pela paz haveria sido educado. Essa, sim, seria a grande revolução mental e, portanto, cultural, da Humanidade. Esse seria, finalmente, o tão falado homem novo." (José Saramago)

CONHEÇA OS OUTROS DEPARTAMENTOS