ORGANIZAÇÃO NOVA ERA - DEPARTAMENTOS
Departamento <b>Meio Ambiente e Agriculturas</b>
Departamento <b>Meio Ambiente e Agriculturas</b>

Departamento Meio Ambiente e Agriculturas

Fazemos parte de um sistema inteligente, no qual a natureza tem um propósito e a vida tende a uma constante diversificação.

O Departamento de Meio Ambiente e Agriculturas Regenerativas do Instituto Nova Era desenvolve atividades produtivas e restaurativas por todo o Brasil, através de programas que apoiam agriculturas em diversas escalas por todos os biomas brasileiros, com projetos nos territórios mais peculiares do nosso Brasil, e também com grupos internacionais. Temos o compromisso de construir uma relação mais harmônica e sinérgica com os ecossistemas naturais e produtivos, conciliando assim os objetivos de desenvolvimento econômico e inclusão social, com os objetivos de recuperação ambiental da paisagem rural.

Temos como principais linhas de trabalho a agricultura sintrópica criada por Ernst Götsch, as agroflorestas e a agroecologia. A investigação sobre os diferentes termos, conceitos e práticas nos leva a uma grande experiência e constatação de que existem muitos grupos e pessoas verdadeiramente comprometidos com a transformação no campo e com a restauração de nossos ecossistemas por meio de vieses produtivos. Não fragmentar a produção de alimentos e restaurar ambientes degradados tornou-se tão fundamental quanto não fragmentar a própria vida.

Em uma sociedade que vive a partir da lógica da escassez, a desigualdade e a violência são os frutos que colhemos. Ao vibrarmos e agirmos a partir da lógica da abundância, alteramos nossa forma de estar no planeta e de nos relacionarmos com nossos vizinhos e demais pessoas. Viver em Sintropia é uma caminhada que exige um realinhamento individual, onde a cooperação e o amor incondicional devem reinar.

Queremos trabalhar e viver a favor dos processos da vida, conectados com os movimentos da natureza, de forma a criar uma relação permanente da existência humana com o planeta, na qual sejamos generosos e gratos à nossa Mãe Terra.

 “Aprofunda-te na matéria! Abre os teus sensos! Tenta perceber as formas dadas pela própria natureza! E tu chegarás a criar laços mais íntimos com ela. Isto acarretará mais sensibilidade nos tratos, nas relações com nossos irmãos (seres vivos) no campo e na floresta, bem como nas relações entre os seres humanos. Assim, a agricultura voltará a ser o que ela era, no sentido da palavra: cultura”

 Ernst Götsch

PROJETOS RELACIONADOS AO DEPARTAMENTO

CONHEÇA OS OUTROS DEPARTAMENTOS