ORGANIZAÇÃO NOVA ERA - DEPARTAMENTOS
Departamento  <b>Saúde e Práticas Integrativas</b>
Departamento  <b>Saúde e Práticas Integrativas</b>

Departamento Saúde e Práticas Integrativas

O Departamento de Saúde e Práticas Integrativas e Complementares é coordenado pela Associação Civil Ponte para a Luz, que há 25 anos atua na cidade de Ribeirão Preto, com a missão de “Servir com Amor”.

O departamento trabalha com base do paradigma holístico e sistêmico sobre indivíduos, coletividades e meio ambiente, potencializando a capacidade de interação saudável do ser humano com todos os mecanismos de vida: “somos um com o todo”.

As práticas integrativas e complementares são um conjunto de dinâmicas, vivências e técnicas voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, principalmente na área da saúde.

Atuam a partir da visão do ser humano como um todo (corpo, mente e alma).  As terapias integrativas estimulam os mecanismos naturais de prevenção e recuperação de saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no vínculo terapêutico, no autocuidado e na integração do ser humano com a sociedade e o meio ambiente. Estas práticas buscam a integração com os tratamentos médicos convencionais, compondo parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Esta abordagem não faz parte de nenhuma religião específica, mas leva em consideração todas as crenças espiritualistas como base e auxílio no processo terapêutico. O público-alvo é todo e qualquer ser humano, independentemente de seu segmento social, cor, gênero ou idade.

A metodologia se baseia nas quatro ecologias:

  • Ecologia Pessoal – Paz consigo mesmo. O equilíbrio do corpo, das emoções, dos pensamentos e espírito.
  • Ecologia Social – Paz com o outro. Equilíbrio nas relações com a família, com o trabalho e sociedade.
  • Ecologia Ambiental – Paz com a natureza. Equilíbrio e harmonia com o meio ambiente, plantas e animais.
  • Ecologia Cósmica – equilíbrio e harmonia com todos os seres vivos e o Cosmo, exercendo seu direito divino.

Compartilhamos a visão de que “Só quando mudamos a nós mesmos é que realmente podemos mudar o mundo.”

PROJETOS RELACIONADOS AO DEPARTAMENTO

CONHEÇA OS OUTROS DEPARTAMENTOS