O programa AmaGaia é um conjunto de ações e projetos articulados para o bem-viver e sustentabilidade na Vila Céu do Mapiá e outras comunidades relacionadas, em suas quatro dimensões: social, econômica, ecológica e cultural, através de uma abordagem integrada.

Vem sendo construído de forma participativa com os moradores da comunidade, com o apoio do Instituto Nova Era, e em parceria com uma rede de organizações, entre elas o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA), a Universidade Federal de Viçosa, Educação Gaia e Rede Global de Ecovilas.

O programa oferece apoio à criação e gestão colaborativa de projetos locais e estratégicos para a sustentabilidade comunitária. Articula uma equipe profissional transdisciplinar, distribuída entre um time local e um time de apoio, além de consultores especializados. Através do intercâmbio de saberes e experiências, vivências, oficinas, cursos e formações, propicia um processo contínuo de aprendizagem social para a implementação de soluções regenerativas.

Objetivo do Programa AmaGaia

O objetivo do Programa AmaGaia é fortalecer o bem-viver e a sustentabilidade, em suas quatro dimensões, e fomentar a criação e implementação de soluções regenerativas nas comunidades envolvidas.

“Impacto”

O Programa AmaGaia apoia e colabora para o fortalecimento de ações locais comunitárias já existentes e fomenta novas iniciativas, na direção da sustentabilidade e da autonomia das comunidades, diante do cenário de crise global em que vivemos.

Alguns dados:

  • 29 projetos comunitários locais em andamento;
  • 197 pessoas diretamente envolvidas nos projetos locais apoiados pelo Programa;
  • 29 jovens bolsistas (2018 e 2019);
  • 95 mulheres envolvidas diretamente nos projetos;
  • 14 obras de melhoria de infraestruturas comunitárias;
  • 42 oficinas, cursos e vivências oferecidos à comunidade (em 2018 e 2019), além das oficinas oferecidas aos jovens bolsistas nos programas de formação;

Público-alvo

Moradores da Floresta Nacional do Purus, em especial da Vila Céu do Mapiá e de comunidades do entorno.  

Território

O território de atuação do Programa AmaGaia é a Floresta Nacional do Purus e entorno, principalmente a Vila Céu do Mapiá e Fazenda São Sebastião.

Como integra ao movimento de transformação de uma Nova Era?

O AmaGaia visa fortalecer a transição de um modelo de desenvolvimento que está destruindo a vida para um modelo que sustente a vida. Promove o intercâmbio entre os saberes e práticas locais e os de grupos, organizações, comunidades e ecovilas que estão desenvolvendo soluções regenerativas para uma nova era, em várias partes do mundo. Envolve um processo de aprendizagem social e trabalha com uma visão integrada e abordagem sistêmica, considerando as quatro dimensões da sustentabilidade: social, econômica, ecológica e cultural.

Diversidade trabalhada

No Programa AmaGaia, a diversidade é trabalhada em diferentes níveis:

O programa atua em uma comunidade culturalmente diversa.  Há pessoas de origens tradicionais, agricultores familiares, seringueiros, e também moradores de origens urbanas, de diferentes partes do Brasil e do mundo.  São também diversas as origens e experiências culturais dos colaboradores do Programa, que prestam apoio técnico e profissional: pessoas de diferentes localidades que participam, colaboram, trabalham, interagem, algumas de forma mais esporádica, e outras de forma mais contínua.

O AmaGaia abarca também uma diversidade social, pois são várias as origens sociais das pessoas envolvidas nas atividades. Há também diversidade nas faixas etárias: os projetos apoiados pelo programa envolvem jovens, adultos, idosos e, alguns casos, também as crianças.   

Alguns projetos apoiados pelo programa favorecem também a diversidade ecológica: a produção de alimentos através de sistemas agroflorestais e a conservação e manejo apropriado dos recursos da floresta são dois exemplos.

A diversidade está ainda presente na própria abordagem e metodologia do programa: o trabalho com as quatro dimensões da sustentabilidade. O AmaGaia não tem um foco necessariamente em uma única área, mas trabalha para ativar pontos-chave em diferentes campos, através de ações estratégicas, identificando o que o sistema socioecológico está mais demandando para seu equilíbrio, e priorizando ações para atender estas demandas. São apoiados projetos nas áreas social, econômica, ecológica e cultural.

veja abaixo algumas FOTOS DO PROJETO

Conheça nossos outros projetos