Nossa História

 

Nossa História

^
1943 a 1961

Início

Ao ingressarem na expedição do Marechal Rondon (Expedição Rocandor – Xingu), criada na Era Vargas para iniciar a ocupação do oeste brasileiro, abrindo a picada para  a instalação de uma linha de telégrafo, os irmãos Vilas Boas davam início à preservação da cultura indígena.

Claudio, Orlando e Leonardo, findada a Expedição Rondon, se dedicaram a preservar a cultura originária brasileira. Para tanto, trabalharam pela criação de uma área florestal que abrigaria o parque indígena do Xingu, desenvolvido pelos irmãos sertanistas durante o governo de Juscelino Kubitscheck, mas homologado pelo seu sucessor, Jânio Quadros.

A preservação da cultura originária começa aí. No contato e convecimento das etnias pela transferência, os Villas Boas selecionaram crianças e jovens para serem preparados para a liderança. Levaram-nos para dentro das casas em São Paulo, para propiciar ensino até graus universitários.

Preparar lideranças para desenvolver as tradições dos povos originários: eis o legado.

^
1970

Ailton Krenak

“Posso ser quem você é sem deixar de ser quem sou”. A vida de Ailton Krenak confirma esta frase grafada por Darcy Ribeiro para explicar o anseio do povo tupi-guarani depois do contato com outros povos.

Ailton deixou sua aldeia do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, para se formar em comunicação e sair se comunicando com todas as etnias possíveis Brasil afora. E o fez de forma tão intensa que isso lhe permitiu representar todos os povos originários na Assembleia Constituinte de 1988. Para tanto, ele havia criado o Instituto para Desenvolvimento das Tradições Indígenas (IDETI), que, a exemplo dos irmãos Villas Boas, deu guarida e propiciou ensino universitário a jovens das mais diversas etnias.

^
2002 a 2008

Aceito

Um desses jovens, acolhido na casa de Ailton Krenak em São Paulo, foi Leopardo Kaxinauá, da aldeia Kuim, Vale do Juruá. Filho do cacique Siã, Leopardo foi fundador da Associação Casa do Estudante Tradicionalmente Organizado (Aceito), ao lado do Raoni Vilas Boas, da bióloga Karen Krutenden e o dentista Thor Itaparica.

Vinicius Antonelli, um jovem atleta profissional de polo aquático, apoiou a primeira ação da Aceito: a recuperação dentária de uma jovem liderança dos povos do Juruá.

Nos anos seguintes, esforços foram dirigidos para a criação do estatuto, composição do quadro de sócios, montagem da sede e oficialização da entidade, obtida em 2008. Mas já em 2010 a vida de Raoni foi brutalmente ceifada, mudando o curso da história da Aceito.

^
2012

Instituto Raoni Vilas Boas

O exemplo de Raoni inspirou jovens com o mesmo idealismo pela causa ambiental e social. Em 2012, Vinícius e Ipojucã, irmão de Raoni, criaram o Instituto Raoni Vilas Boas (IRVB), mantendo o estatuto e os princípios da Aceito. Suas ações foram ampliadas: em parceria com a prefeitura de Osasco, o IRVB recuperou nascentes, administrou o parque ecológico Glauco Vilas Boas, ministrou aulas de música e artes marciais para alunos da rede municipal. Paralelamente a essas atividades, o IRVB seguiu seus passos rumo à floresta, implantando apicultura no Vale do Juruá, junto a várias iniciativas de assistência social.

^
2017

Sócio Ambiental e Comunitário

Diversos projetos de caráter socioambiental e comunitário são iniciados e retomados, como o Programa AmaGaia, na Amazônia, e o Sitião Agroflorestal, em Terra Roxa, todos guiados pela onda que se espalha pelo mundo, a onda da Nova Era, e apoiados pelo CNPJ do Instituto Raoni Vilas Boas.

^
2019

Ampliando regiões

Início de um intenso processo de integração entre os diversos projetos desenvolvidos e apoiados pelo futuro Instituto Nova Era, que até então era fomentado por um grupo de idealistas, bem como a inserção desses projetos em sua agenda social, cultural, ecológica e econômica.

^
2020

Instituto Nova Era

Alteração e oficialização da nova razão social: Instituto Nova Era de Desenvolvimento Sócioambiental, ou apenas Instituto Nova Era, fazendo uso do histórico e constituição jurídica do antigo Instituto Raoni Vilas Boas, acompanhada da eleição para nova diretoria, composição de nova equipe técnica e mudança da sede da cidade de Osasco para a cidade de Ribeirão Preto. A nova sede administrativa do Instituto Nova Era foi instalada na Rua Sete de Setembro, nº 777, em Ribeirão Preto – SP, reformada e pronta para atender ao público, recaindo sobre seus detalhes toda a complexidade e beleza de  nosso povo.