Faz parte dos objetivos do Manejo Florestal Sustentável Comunitário da Vila Céu do Mapiá valorizar o saber tradicional dos povos da floresta no reconhecimento e uso dos recursos da sociobiodiversidade amazônica. Quanto maior a diversidade de espécies manejadas, maiores as possibilidades de beneficiamento e geração de renda, contribuindo para a sustentabilidade econômica do projeto. Além disso, a diversificação reduz a pressão sobre as espécies tradicionalmente mais utilizadas.
Aliando o saber tradicional sobre reconhecimento e uso das árvores ao conhecimento científico sobre densidade, cor, resistência mecânica e outros aspectos físicos e organolépticos da madeira é possível direcionar de forma mais assertiva o uso de cada espécie.
Além de potencializar o beneficiamento da madeira, a integração entre os saberes popular e científico pode estimular o interesse das novas gerações nas atividades florestais. Cada espécie precisa ser valorizada e mais reconhecida, de forma a despertar nas pessoas o interesse pela Floresta Amazônica, sua preservação e o uso sustentável de sua incrível biodiversidade.
A seguir são apresentadas algumas das espécies manejadas
na Vila Céu do Mapiá, que serão utilizadas como matéria prima
no desenvolvimento de produtos diversos para a comunidade
e para o público em geral.